Finger Food dar um ar de sofisticação a qualquer festa ou event- Entenda o que é e quando servir
fingerfoods_casamento_mini_pure_abobora_fernandaferraro1.jpg
151249-conheca-6-receitas-deliciosas-de-finger-foods.jpg
FingerFoods_03.jpg
savory-individual-bacon-cheesecakes.jpg
images.jpg
52c36199528dadd3a31b7dd3217c83be.jpg
ec1d3f639058cc92a4414dbc01d3e0e6.jpg
maxresdefault.jpg

Ao fazer um evento ou festa, seja de grande ou pequeno porte, em casa ou no espaço gourmet, a ideia é impressionar e agradar aos seus convidados, não é mesmo? Cada detalhe é cuidadosamente escolhido para deixar a celebração impecável!

E entre todas as decisões que envolvem a organização está a escolha do que servir para comer. Quanto a isso, opções não faltam, mas uma alternativa que todos gostam : o Finger Food.

Você conhece? Saiba desde já que é uma forma prática de servir seus convidados. Quer saber mais? Confira neste post o que é Finger Food e em quais ocasiões é adequado servi-lo!

O que é Finger Food?

Finger Food, ao pé da letra, pode ser traduzido como: “comer com os dedos”. Podemos considerar essa modalidade de comidinhas ou pequenas porções para serem consumidas em mordida ou duas, no caso, seria pequenas mordidas e grandes sabores.

Isso quer dizer que Finger Food são todos aqueles pratos servidos em mini-cumbucas, copinhos, pratinhos, palitos, enfim, em toda forma que possa ser uma pequena porção individual e que a pessoa consiga se servir em pé mesmo, sem grandes cerimonias.

A proposta principal do Finger Food é a praticidade, ou seja, não há necessidade de montar uma mesa completa com talheres e pratos para que os convidados possam degustar as delícias servidas. É tudo mais espontâneo e simples!

Em quais ocasiões eu posso servir Finger Food?

Agora que você já sabe o que é Finger Food, deve ter se encantado com a praticidade do estilo e também com a possibilidade de ter menos louça para lavar no final da festa, não é?

Para não haver erros, é importante saber em quais celebrações ele funciona perfeitamente: se a festa ou evento é para muita gente e também conta um tom mais informal, esse tipo de comida é perfeito, pois todos poderão se servir em pé e circular sem maiores problemas.

E se a sua ideia é fazer uma celebração tradicional e, mesmo assim, deseja oferecer Finger Food, a dica é servir a entrada nesse estilo e depois oferecer o prato principal. Exemplos de como isso ocorre e dá certo são as festas de casamento e formaturas. Essa união gera um serviço completo e que costuma agradar muito aos convidados!

Outra dica é optar pelo Finger Food para festas e comemorações realizadas em casa, assim você consegue deixar todo mundo à vontade para se servir, circular tranquilamente e colocar a conversa em dia. De quebra, no final não sobra uma pilha de louças para lavar.

Por fim, brunches (um horário intermediário entre o café da manhã e o almoço) e coquetéis realizados por empresas podem servir Finger Food pode ser bom custo beneficio.

Como esses encontros costumam ser rápidos, com cerca de 2h horas, se valer desse estilo de comida contribui para otimizar o tempo, pois enquanto todos prestam atenção em palestras ou estão conversando sobre o assunto em pauta, podem apreciar os quitutes oferecidos.

images (1).jpg
finger-food-buffet-casamento-campo-fazendas-interior-sp-3.jpg

Fotos meramente ilustrativas

Como criar uma apresentação sofisticada dos pratos?

Apesar de toda a praticidade e simplicidade ao se servir, o Finger Food pode — e deve! — ter um toque de sofisticação e charme, principalmente em celebrações entre amigos e familiares. Afinal, um encontro entre pessoas queridas merece primor nos detalhes.

Há muitas opções para deixar a apresentação dos pratos mais bonita; tudo começa com a escolha das louças, que podem ser mais refinadas, como as cumbuquinhas, potinhos, pequenas travessas e colheres de porcelana próprias para servir.

Essas peças na cor branca trazem elegância e não têm erro. Mas, se quiser, há alternativas coloridas; atente-se apenas para o cuidado de escolher uma paleta de acordo com a decoração do local.

Outra forma de garantir mais sofisticação aos pratos é caprichar na apresentação da própria comida. Nesse ponto, vale apostar em legumes e verduras que podem trazer mais cor e diversão aos pratos. Quem disse que um canapé precisa ser apenas um canapé? Ele pode ser feito em formas e cores variadas, por exemplo.

Além disso, há duas maneiras de servir o Finger Food: com garçons ou montando uma ilha. Para a primeira alternativa, a dica é trabalhar efetivamente na apresentação dos pratos e das bandejas que serão servidas. Já no caso da ilha, você ganha mais uma opção para incrementar a decoração: nesse espaço é possível incluir vasos, flores, luzes e também travessas e louças atraentes. A ideia é trazer mais sofisticação e causar impacto nos seus convidados.

Ah, e claro, se a festividade é na sua casa, não esqueça também de dar um toque especial na preparação da comida, certo?

Quais pratos servir no Finger Food?

Uma grande verdade sobre o Finger Food: é possível servir qualquer comida nesse estilol. A praticidade tem que prevalecer!

Por isso, ao pensar no prato, escolha algo que possa ser degustado tranquilamente apenas com uma mão, sem a necessidade de cortar ou de realizar manobras mais ousadas.

Entre as opções que costumam funcionar perfeitamente nos mais diferentes tipos e tamanhos de eventos, estão os risotos, saladas e escondidinhos; são saborosos e agradam a todos os tipos de paladar. Uma aposta sem erros!

Os já tradicionais canapés também dispensam maiores apresentações, mas, para um toque mais gourmet, prefira recheios mais finos e sofisticados.

E as opções não se encerram por aí, não! Há muitas outras alternativas para complementar a sua festa: aposte em quitutes servidos no palito, como batatas com polvo a moda espanhola, abobrinha com mussarela

Outras delícias que costumam agradar, principalmente à criançada, são os mini-hambúrgueres, trouxinhas e empadinhas.

E, claro, os doces não podem ficar de fora desse cardápio, até porque toda celebração precisa de uma dose de açúcar, que todos adoram!

Quanto a isso, docinhos servidos em copinhos são ótimas alternativas, basta escolher os sabores preferidos. Mas se você quer uma dica: geralmente, tudo o que tem chocolate faz sucesso. Procure alternativas nessa direção, mas não fique só nela.

Gostou do Finger Food? Ficou com vontade de oferecer delícias nesse estilo para os seus convidados? Então confira nosso post sobre comemorar uma data especial!

Reserve agora os melhores Chefs para seu evento com Finger Food no Meu Bistrô!

FONTE: https://meubistro.com/blog/finger-food-entenda-o-que-e-e-quando-servir/