RSVP É UMA QUESTÃO DE ORGANIZAÇÃO E AINDA PODE AJUDAR A ECONOMIZAR... CONFIRA
11039154_1017111818316695_8658438715057140068_n.jpg
12507219_1024262807596588_2818674103410749526_n.jpg

RSVP- Iniciais da expressão francesa:

 Respondez  Sil Vous Plait

 Tradução: Responda Por favor.

RSVP é uma sigla mundialmente conhecida, pode aparecer em convites de quaisquer nacionalidades.

Significa:responda ao convite que recebeu. Confirme a sua presença ou informe a sua ausência, previamente.

Tem por função ajudar aos anfitriões organizarem o evento de forma mais uniforme; de modo a satisfazer as necessidades e desejos dos convidados, assim como racionalizar e  otimizar os gastos.

No passado, em festas muito elegantes, era de praxe constar o RSVP, pois os jantares eram formais e com lugares marcados, com a modernização dos costumes, o RSVP caiu em desuso.

Atualmente, com os Mega Eventos cada vez mais populares, o número cada vez maior de espaços para festas, a divulgação na mídia dos eventos que acontecem em cada cidade, a possibilidade de pessoas  que não foram convidadas tentarem participar da festa aumentou e para a segurança da mesma o RSVP voltou.

Não somente por motivos de segurança, mas também econômicos, as festas hoje em dia são muito caras e não há porque organizar uma festa de casamento para 300 pessoas e no dia só aparecerem 100.

Assim como é desagradável ter lembrancinhas para 50 e irem 70 pessoas à festa.

O RSVP previne esse tipo de inconvenientes, pois dá ao anfitrião uma idéia mais precisa do número de convidados presentes.

A regra de etiqueta seguida na maioria das culturas ocidentais diz que ao receber um convite formal por escrito, você deve responder imediatamente, se possível no mesmo dia, se não conseguir respeite a data escrita no convite. Mas caso você tenha deixado passar a data escrita ao lado do telefone e/ou email indicado para resposta, mesmo assim telefone ou escreva para responder se irá ou não ao evento. Nunca deixe para confirmar a sua presença em cima da hora, atrapalha e muitas vezes constrangem o anfitrião.

Seja gentil sempre responda ao convite, mesmo que você não possa comparecer.

Caso você tenha confirmado presença mas não possa mais comparecer por algum imprevisto, entre em contato e avise o anfitrião .Caso seja em um evento na residência  do anfitrião, mande flores se desculpando.Com certeza seu gesto será lembrado com carinho e você será convidado muitas outras vezes para eventos daquela pessoa .

O RSVP tem 3 formas:

Ativo-uma pessoa ou empresa é contratada para entrar em contato com todos os convidados da lista para confirmar sua presença.

Misto-o anfitrião contrata uma pessoa ou empresa que disponibiliza um número  telefônico, que estará no convite para que os convidados telefonem para confirmar sua presença, até uma data pré-determinada, a partir daquela data , o profissional telefona para os demais convidados.

Passivo-o anfitrião contrata os serviços de uma pessoa ou empresa para receber os telefonemas  de todos os convidados em um número colocado à disposição no convite.

Essa última modalidade está fadada ao fracasso, pois  infelizmente os brasileiros não têm o costume de responder a um convite e, portanto o anfitrião não terá noção do número de pessoas que estarão presentes ao seu evento, podendo ocorrer surpresas desagradáveis. Quem sabe isso mudará um dia? Espera-se que sim.

O RSVP pode também fornecer outras informações sobre a recepção, por exemplo: traje, local onde há listas de presentes, preferências dos noivos, e etc.

Recomendo às minhas noivas que não escrevam  RSVP mas sim : Confirme sua presença, no convite pois muitas pessoas não sabem o que a sigla significa e não dão atenção a ela.Os noivos tem que conhecer o perfil de seus convidados para fazer a opção.

Também não adianta colocar em vários “grampinhos, “ com informações, pois os convidados costumam olhar somente o  corpo doe convite, isso quando olham com antecedência e não na semana do casamento.

O RSVP tem se adaptado aos tempos modernos e também pode ser feito por e-mail ou site além do telefone. Porém não confie só nas inovações eletrônicas, pois há muitas pessoas que não mexem em computadores. Há ainda um outro problema quando os noivos fazem site do casamento ,não há como restringir o pedido de acompanhantes, o email aceita tudo pois não tem resposta.Por exemplo, a noiva manda o convite para um casal, mas o casal confirma 4 pessoas , o site aceita mas o RSVP por telefone não.

E os mais puristas não aceitam o computador, mas sim o telefone, o telegrama ou a carta, mas temos que nos adaptar aos tempos modernos e o e-mail é muito bom, mas é impessoal.

Nos EUA, os convites vem acompanhados de uma carta resposta já selada para que os convidados respondam ao RSVP.

Mas lá há a conveniência que o carteiro que entrega cartas na casa das pessoas pode também levar as cartas ao correio, o que não acontece aqui no Brasil.

 

Texto elaborado por Cristina Cruz

www.kriskruz.com.br

INSPIRE-SE......FAÇA OS MELHORES ORÇAMENTOS PARA NOIVAS E DEBUTANTES EM UM SÓ  CLIQUE 
Solicite seu orçamento